A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos

Tudo sobre o Irão

Ricardo Alexandre

Tempo de leitura1 min

aceleração tangencial e normal
favoritos

No caso de um movimento ser circular (a trajetória descreve uma circunferência) o vetor aceleração apresenta duas componentes: uma componente na direção tangente à curva, designada por aceleração tangencial e uma componente que é perpendicular à aceleração tangencial, dirigida para o centro da circunferência e que é designada de aceleração normal ou aceleração centrípeta ou ainda de aceleração central.
A aceleração tangencial é representada por e a aceleração normal por .

A componente tangencial da aceleração é a responsável pela variação do valor da velocidade num determinado intervalo de tempo e é caracterizada por possuir o sentido do vetor velocidade, se o valor da velocidade aumentar, e o sentido contrário ao do vetor velocidade, se o valor da velocidade diminuir.

A componente normal da aceleração é a responsável pela variação da direção do vetor velocidade num dado intervalo de tempo. Apresenta sentido dirigido para o centro da circunferência. Esta componente é perpendicular ao vetor velocidade.

No caso do movimento ser circular uniforme só existe a componente da aceleração que é perpendicular ao vetor velocidade, isto é, a componente normal.

Nos movimentos retilíneos (trajetória descreve uma linha reta) como não ocorre mudança de direção do vetor velocidade, a aceleração só apresenta a componente tangencial.

No caso particular do movimento retilíneo e uniforme, como não existe variação, quer do valor da velocidade, quer da direção do vetor velocidade, as duas componentes do vetor aceleração são nulas.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
aceleração tangencial e normal na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$aceleracao-tangencial-e-normal [visualizado em 2026-06-09 19:00:44].

A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos

Tudo sobre o Irão

Ricardo Alexandre