Artigos de apoio

ácido bórico

O ácido bórico é qualquer ácido que contenha boro e oxigénio. Normalmente o termo aplica-se ao composto H3BO3, que também é designado de ácido ortobórico ou tecnicamente ácido tri-oxobórico (III).
É um sólido branco ou incolor que se apresenta cristalizado ou na forma de pó.
É solúvel em água e etanol.
O ácido bórico encontra-se nas nascentes de água quente do centro da Itália e no vapor condensado à saída dos vulcões.
A sua preparação pode ser efetuada recorrendo à ação do ácido sulfúrico sobre soluções de bórax ou através do tratamento de minerais de borato como a quernita (Na2B4O7.4H2O) com ácido sulfúrico seguido de recristalização.
No sólido de ácido bórico existem bastantes ligações entre as moléculas o que conduz à formação de uma estrutura estratificada, contribuindo esta para que os cristais se separem facilmente. As moléculas de ácido bórico também existem em soluções diluídas mas nas soluções concentradas formam-se ácidos poliméricos e iões. O ácido bórico é um ácido muito fraco.
Ao aquecer o ácido bórico sólido até à temperatura de 300 ºC, este perde água e transforma-se noutro ácido de fórmula geral HBO2. Este ácido é denominado ácido metabórico ou tecnicamente designado de ácido polidioxobórico (III).
O ácido bórico utiliza-se na indústria farmacêutica como antisséptico suave (água bórica, unguento bórico) e como conservante de alimentos.
É também usado na produção do vidro (vidro borosilicato), vidrados e esmaltes, couro, adesivos, explosivos e papel. Nos Estados Unidos é muito usado em detergentes.

1

2

3

4

5