Artigos de apoio

Alexis de Tocqueville

Escritor e político francês nascido a 29 de julho de 1805 (ou 11 Thermidor do ano XIII, segundo a data restaurada pelo Império), em Paris, e falecido a 16 de abril de 1859, em Cannes. Descendente de uma família aristocrática normanda, era filho de Hervé-Louis-François-Jean-Bonaventure Clérel e de Louise-Madeleine Le Peletier Rosanbo.
Depois de uma viagem aos Estados Unidos no ano de 1831 – altura em que era presidente Andrew Jackson –, escreveu a sua grande obra em quatro volumes, De la démocratie en Amérique (A Democracia na América, 1835-1840), um trabalho de análise política e sociológica que lhe deu fama. L'Ancien Régime et la Révolution (O Antigo Regime e a Revolução, 1856), uma descrição da França antes da Revolução, elevou-o à categoria de membro da Academia Francesa.
Desde 1839, foi deputado de Valognes, tendo-se oposto a Guizot, nove anos mais tarde, foi reeleito para a Assembleia Constituinte e, entre 3 de junho e 30 de outubro de 1849, exerceu o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros no gabinete de Odilon Barrot.
Deixou a vida pública quando se apercebeu da dimensão que o poder de Napoleão estava a adquirir. Foi preso por protestar contra o golpe de Estado de 2 de dezembro de 1851 e, apesar de ter estado por poucos dias no cárcere, começou aí a escrever L'Ancien Régime et la Révolution, onde dizia que a Revolução Francesa tinha sido um movimento que pretendia a divisão da propriedade, a descida de estatuto da nobreza e a centralização da administração. Tocqueville regeu-se ideologicamente pela vontade de conciliar o novo regime e a antiga sociedade, numa proposta de renovação vital das sociedades, que adveio da sua estadia nos Estados Unidos. Defendia assim, e também, princípios como a igualdade e a liberdade, tal como o governo representativo e a importância da religião como fator inibidor da relevância excessiva dos valores materiais.
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-18 22:22:40]. Disponível na Internet: