Artigos de apoio

algarismos significativos

Os algarismos significativos consistem em todos os algarismos de uma medição, isto é, são todos os algarismos exatos mais o algarismo aproximado ou incerto.
Os algarismos exatos são algarismos escritos como resultado de uma medição e que se encontram concordantes com as divisões da escala. O algarismo aproximado ou incerto (duvidoso) é o algarismo não exato, correspondendo a uma fração da menor divisão da escala.
Os algarismos significativos servem para indicar a margem de erro de uma medição. Esta medida envolve leituras na escala do instrumento utilizado, o que vai determinar o número de dígitos que devem figurar no resultado da medição.
Para a contagem dos algarismos significativos existem regras, bem como para realizar operações. Há que ter em conta algumas regras na apresentação dos resultados de operações que envolvem medidas de grandezas, visto que eles devem traduzir a exatidão das medidas envolvidas. Quando a operação a efetuar é uma multiplicação ou divisão, o resultado deve apresentar o mesmo número de algarismos significativos do fator que tiver o menor número de algarismos significativos. Quando a operação a efetuar é uma adição ou subtração, o resultado deve apresentar um número de algarismos decimais igual ao da menor parcela.

1

2

3

4

5