Artigos de apoio

Antonio Sarabia

Escritor mexicano, Antonio Sarabia nasceu em 1944, na Cidade do México.
Na sua juventude estudou na Universidade Iberoamericana, tendo frequentado o curso de Ciências Técnicas da Informação. Quando começou a trabalhar dedicou-se ao jornalismo radiofónico e à publicidade.
Em 1978, aos 34 anos, publicou o seu primeiro livro, uma coletânea de poemas que tinha escrito nos anos anteriores, ao qual deu o título de Tres pies al gato. Tratou-se de uma edição do Instituto Jallicense de Bellas Artes. Devido ao sucesso desta obra, resolveu dedicar-se por inteiro à literatura, nomeadamente através da escrita de romances de aventuras. Entretanto, em 1981, mudou-se para a Europa, para Paris, embora viajando regularmente até ao México. Atualmente, partilha o tempo entre Paris e Guadalajara, no México.
O seu primeiro romance, El alba de la muerte, foi editado em 1988 e chegou a finalista do Prémio Internacional Diana-Novedades.
Seguiu-se, em 1991, Amarilis, Los Avatares del piojo (1993), Banda de Moebius (1994) e Os Convidados do Vulcão, de 1996. Este último foi o primeiro a merecer edição em Portugal, o que aconteceu em 2000.
Também em 2000, Sarabia lançou El Cielo a Dentelladas, que seria editado em Portugal em 2003, com o título A Taberna da Índia. A ação decorre em Sevilha, no século XVI, na época dos Descobrimentos e relata a relação entre um jovem filho de um navegador e um índio trazido das terras novas. Em fevereiro de 2004, António Sarabia foi um dos três finalistas do Prémio Correntes d'Escritas, na Póvoa de Varzim, com A Taberna da Índia, mas a vencedora viria a ser Lídia Jorge.
Entretanto, lançou o romance Acuérdate de mis ojos e, em dezembro de 2003, editou no México Refugio del fuego, uma espécie de livro de viagens que é também uma reflexão sobre literatura.
Antonio Sarabia tem ainda publicados dois contos seus em edições portuguesas, um em Contos Apátridas, onde aparece ao lado de Luís Sepúlveda e José Manuel Fajardo, por exemplo, e outro em Histórias do Mar (2001), com "A última Abordagem do Don Juan", de novo junto com os dois autores citados, mas também com Rosa Montero.
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-22 01:20:38]. Disponível na Internet: