Artigos de apoio

Auto da Mofina Mendes (ou Mistérios da Virgem)

Auto de Gil Vicente representado ao rei D. João III.

Personagens: Frade, a Virgem, o Menino Jesus, a Pobreza, a Humildade, a Fé e a Prudência (damas de honor da Virgem), Anjo Gabriel, Mofina Mendes, Paio Vaz e André (pastores).

Argumento: O auto inicia-se com o sermão do Frade. Este sermão cómico, num latim "macarrónico", apresenta o tema do auto e as personagens. Seguidamente é representada a Anunciação: a Virgem, cercada pelas suas damas de honor (Pobreza, Humildade, Fé e Prudência), recebe a visita do Anjo Gabriel que anuncia a sua gravidez.
Entre a Anunciação e o nascimento de Jesus surge a história pastoril de Mofina Mendes. Mofina, cujo nome significa "infelicidade", perde os animais que devia ter guardado. Mesmo assim, o pastor paga-lhe com um pote de azeite que Mofina Mendes acaba por deixar cair e partir. O pote quebrado funciona como um símbolo. Afinal, todos temos o nosso pote de azeite «que há de dar consigo em terra».
O auto termina com o nascimento e a adoração ao Menino Jesus no Presépio.
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-22 18:26:50]. Disponível na Internet: