Artigos de apoio

basquetebol

Num jogo de basquete, cada equipa é formada por cinco jogadores. O jogo obedece a regras determinadas e o principal objetivo é colocar a bola no cesto do adversário utilizando apenas as mãos.
Cada equipa, a partir do momento em que possui a bola, dispõe de 30 segundos para tentar encestar (excecionalmente, na NBA este tempo é de apenas 24 segundos). O jogo tem a duração de 40 minutos, com a particularidade de não poder terminar empatado (se as equipas estiverem empatadas ao fim daquele tempo, faz-se um prolongamento para se encontrar um vencedor). Na NBA, o jogo divide-se em quatro períodos de 12 minutos.
Este desporto pode ser praticado ao ar livre, ou em recinto coberto.
O basquetebol foi introduzido por James Naismith, um professor norte-americano de Educação Física, em 1891, na cidade de Springfield, no Massachusetts. O jogo foi adotado nas universidades americanas e rapidamente difundido por todo o mundo. Em 1898, surgiu a Liga Nacional de Basquetebol Americano, na sequência da crescente profissionalização da modalidade. A inclusão do basquetebol nos Jogos Olímpicos, em 1936, contribuiu ainda mais para a sua popularidade. A Associação de Basquetebol da América, uma segunda liga, foi criada em 1946. Três anos depois, as duas ligas fundiram-se na Associação Nacional de Basquetebol (NBA).
As provas maiores desta modalidade são o campeonato anual da NBA, o Campeonato do Mundo e a competição integrada nos Jogos Olímpicos.

1

2

3

4

5