Artigos de apoio

Bille August

Realizador e argumentista dinamarquês, Bille August nasceu a 9 de novembro de 1948 em Brede. Começou por estudar fotografia e obteve o diploma de diretor de fotografia pelo Instituto Dinamarquês de Cinema em 1971. Iniciou a carreira na televisão, mas rapidamente chegou ao cinema. Estreou-se como diretor de fotografia em 1977 e logo no ano seguinte realizou e escreveu o seu primeiro filme - Honeymoon - que obteve um grande sucesso de crítica.
Nos anos que se seguiram dedicou-se a aperfeiçoar os seus talentos como diretor de fotografia e a trabalhar na televisão. Em 1983, realizou Zappa, uma história sensível de amizade e descoberta, de que foi também o autor do argumento; a que se seguiu Twist and Shout (1984), uma espécie de sequela do filme anterior.
O maior marco da sua carreira internacional ocorreu, contudo, em 1987 com Pelle Erobreren (Pelle, o Conquistador), narrando a história de emigrantes suecos que tentam uma nova vida em terras dinamarquesas no final do século XIX. Protagonizado pelo carismático Max Von Sydow, o filme foi um sucesso e venceu dois dos prémios mais importantes do mundo: o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e a Palma de Ouro do Festival de Cannes. Em 1992, foi abordado pelo lendário Ingmar Bergman para realizar um épico biográfico que este tinha escrito, The Best Intentions (As Melhores Intenções), que deu a August a segunda Palma de Ouro de Cannes. Neste filme envolveu-se romanticamente com a atriz Pernilla August, casando com ela pouco depois, mas divorciaram-se em 1997.
O seu filme seguinte foi a adaptação do livro de Isabel Allende The House of Spirits (A Casa dos Espíritos, 1993), parcialmente filmado em Portugal. Apesar do seu elenco luxuoso, encabeçado por Meryl Streep e Jeremy Irons, foi o seu primeiro desaire profissional, não conseguindo convencer nem o público nem a crítica.
Realizou depois alguns episódios da série de TV The Young Indiana Jones Chronicles (Indiana Jones - Crónicas da Juventude), produzida por George Lucas, tendo recebido por um deles uma nomeação para um Emmy. Em 1997, realizou o interessante Smilla's Sense of Snow (Smilla e o Mistério da Neve), e no ano seguinte Les Misérables (Os Miseráveis), adaptação do famoso livro de Victor Hugo, com mais um grande elenco internacional. Mais tarde, realizou A Song for Martin (2001) e Return to Sender (Na Linha da Morte, 2004).
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-20 20:49:56]. Disponível na Internet: