Artigos de apoio

campo lexical

Conjunto de palavras que, organizadas em função de um campo conceptual comum, estabelecem entre si uma relação de significado.
No léxico de cada língua, isto é, no vasto conjunto de palavras de uma língua, podemos encontrar uma variedade imensa de campos lexicais que, na verdade, são subconjuntos de palavras que pertencem a uma mesma área de conhecimento.
Os campos lexicais de uma língua não são fixos, pois à medida que são criados novos lexemas, também pode mudar a relação entre eles, possibilitando que formem novos campos lexicais.

Os termos campo semântico e campo lexical podem confundir-se, no entanto, são conceitos distintos.

O campo lexical de uma palavra designa um conjunto de palavras que representam um campo conceptual comum devido às relações semânticas que estabelecem entre si, ou seja, pelas relações de sentido existentes entre elas.
Por exemplo, as palavras espuma, marinheiro, maresia, onda e maré relacionam-se entre si porque todas elas sugerem uma ideia comum ou determinada área da realidade neste caso, "MAR".

Em contrapartida, o campo semântico de uma determinada palavra é o conjunto de todos os significados que ela pode assumir de acordo com um contexto.
Por exemplo, as palavras navegar, marear, velejar, sulcar, vogar, singrar, num determinado contexto podem ter um mesmo significado: NAVEGAR. Este campo semântico consiste, então, no conjunto de palavras que têm entre si o valor semântico comum de NAVEGAR. Todas estas palavras e expressões designam de forma diferente um mesmo conceito.

Assim, um campo lexical consiste num conjunto de palavras ou expressões (léxico) que se referem a uma mesma realidade e um campo semântico, mais abrangente, diz respeito ao conjunto de palavras ou expressões que têm uma mesma significação.

1

2

3

4

5