Artigos de apoio

Casa Vetti (Pompeia)

Esta casa é um documento essencial para o estudo da pintura clássica romana e é também uma das mais importantes construções da cidade de Pompeia. O seu ótimo estado de conservação permite-nos estudar uma habitação da classe alta da cidade, pertencente a Aulo Vettio Restituto e a Aulo Vettio Conviva, e observar o modo como a burguesia afirmava o seu prestígio através da construção de edifícios luxuosos, semelhantes ou até superiores aos da aristocracia.
A sua decoração pictórica foi realizada, na sua maioria, depois do terramoto de 62 d. C. e representa um inigualável testemunho da pintura do IV estilo.
Todo o edifício se conservou praticamente intacto ou foi minuciosamente restaurado por especialistas. À entrada da casa encontramos Príapo, uma escultura de forte conotação sexual, muito frequente nas casas de Pompeia, pois simboliza a fertilidade e funcionava como elemento protetor da casa.
No átrio, em duas caixas-fortes onde os proprietário guardavam as suas joias, estão representados Amores e Psiques. O teto, totalmente reconstruído, devolveu parcialmente a grandiosidade desta casa. O peristilo, embora muito restaurado, denota uma construção muito cuidada. O triclinium é a dependência mais famosa pelas suas pinturas que reproduzem personagens mitológicas como Perseu e Andrómeda, Adriana e Dionisio, Apolo e Dafne, Poseidon e Aminon.
São igualmente interessantes as recuperações dos serviços domésticos, como a cozinha.

1

2

3

4

5