Artigos de apoio

ciclo éstrico

Também conhecido por ciclo do estro, é um ciclo reprodutor de curta duração, variando, conforme as espécies, de 5 a 60 dias. Ocorre na ausência de gravidez e apenas na época da reprodução, se esta existir, nas fêmeas de muitas espécies de mamíferos, quando os órgãos sexuais atingem a maturação.
O ciclo é caracterizado por um breve período de estro, de calor ou cio, que dura em geral um ou dois dias. É apenas durante este período que a fêmea poderá ter relações sexuais férteis com o macho. Precedendo e sucedendo à fase éstrica, ocorrem alterações orgânicas, especialmente uterinas, que podem ser consideradas como preparatórias para a gravidez. No seu conjunto, as alterações ocorridas são controladas por hormonas.
O ciclo depende da segregação cíclica, pela hipófise, de hormonas gonadotróficas. Há uma grande variabilidade entre as espécies de mamíferos nas características do ciclo éstrico. Por exemplo, no rato não se forma o corpo amarelo.
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-18 20:13:32]. Disponível na Internet: