Artigos de apoio

ciclo uterino

Conjunto de alterações que ocorrem ao nível do endométrio do útero.
Pode-se considerar que ocorre em três fases.
-Na fase menstrual ocorre uma desagregação e eliminação da maior parte do endométrio, acompanhada de uma hemorragia devido à rutura de vasos sanguíneos. Esta hemorragia é denominada menstruação e dura alguns dias.
-Segue-se a fase proliferativa, em que o endométrio experimenta uma multiplicação celular, acabando por se reconstituir. Torna-se mais espesso, passando de um milímetro para cinco milímetros de espessura, e é atravessado por glândulas tubulares. A rede de vasos sanguíneos é restabelecida. Esta fase ocorre durante a fase folicular do ciclo ovárico.
-Segue-se a fase secretora, em que a espessura do endométrio aumenta até cerca de sete milímetros. As glândulas tubulares tornam-se sinuosas e ramificadas, produzindo glicogénio e muco. Os vasos sanguíneos espiralizam-se entre as glândulas. Esta fase ocorre ao mesmo tempo que a fase luteínica do ciclo ovárico. O útero fica preparado para a nidação do embrião se a fecundação tiver ocorrido. Se a fecundação não se tiver verificado ocorre a desintegração do endométrio, iniciando-se nova fase menstrual.

1

2

3

4

5