Artigos de apoio

comboio (simbologia)

No contexto da análise dos sonhos, o comboio é um símbolo de evolução, no seguimento de outros símbolos mais antigos como a serpente, e significa uma opção e um destino. Pode também ser um sinónimo de uma mudança para uma nova vida. Todos os pormenores associados à viagem de comboio têm a sua simbologia, nomeadamente a bagagem, a locomotiva, as carruagens e também todas as situações associadas ao percurso.
Sendo um objeto relativamente recente, o comboio assumiu um lugar no imaginário das crianças e dos adultos e na análise dos seus sonhos, como um dos principais meios de transporte público, substituindo as carruagens, as diligências e os cavalos de outrora. Enquanto rede viária, os caminhos de ferro são um sinónimo de organização e mecanização, da lei e do ritmo do Cosmos que regulam a vida universal de uma forma constante e segura. O comboio é assim o meio de transporte simbólico dessa organização cósmica, a sua escolha revela um destino e uma mudança e o seu movimento encerra sempre um sentido de evolução. A locomotiva é o nosso consciente e as carruagens são o nosso inconsciente, subconsciente e o nosso corpo. Um comboio velho e sujo significa uma situação de pobreza material ou espiritual. As carruagens luxuosas significam que a evolução pessoal está a desenvolver-se de forma positiva. As bagagens simbolizam os nossos bens materiais ou as nossas qualidades mentais e psicológicas, e perdê-las significa estar em desvantagem e insegurança, enquanto que abandonar as bagagens significa independência, evolução espiritual e despojamento das coisas inúteis. O cais de partida é o ponto de início dessa evolução e também o momento da escolha enquanto que a estação de chegada significa o sucesso e o alcance dos objetivos. Perder o comboio ou atrasar-se, apanhando-o em movimento, significa que se perdeu uma oportunidade ou que quase a perdemos e esta ação está normalmente associada a sentimentos de frustração e insegurança. A dificuldade em subir para um comboio apinhado significa problemas de integração na sociedade por egoísmo ou infantilidade. O chefe da estação é uma figura de autoridade e controlo que tanto pode ser o nosso eu supremo ou alguma força exterior à nossa vontade. Estar na classe errada relativamente à qual se comprou o bilhete pode significar o enganar-se ou iludir-se a si próprio relativamente às qualidades próprias se a classe é superior. Se a classe é inferior, significa que existe um subestimar das qualidades e do valor da pessoa que sonha. O descarrilamento significa dificuldades e contratempos enquanto que um choque de comboios indica conflitos interiores. O ser atropelado por um comboio traduz angústia ou quando são pessoas ou coisas esmagadas pelo comboio significa que o sonhador tem um recalcamento de qualquer ordem.

Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-22 06:16:45]. Disponível na Internet: