Artigos de apoio

condutividade térmica

A condutividade térmica consiste numa grandeza física que mede a capacidade de uma substância conduzir o calor. Permite distinguir os bons dos maus condutores de calor e pode ser definida como a energia transferida sob a forma de calor e por segundo, através de uma superfície com 1 m2 de área e 1 m de espessura, quando a diferença de temperaturas entre as duas faces dessa superfície é de 1 K.
A condutividade térmica representa a taxa temporal de transmissão de energia, sob a forma de calor, através de um material. Exprime-se no Sistema Internacional (SI) em watt por metro e por kelvin (W/(mK)).
Quanto maior for a condutividade térmica de um material, melhor condutor ele é.
A quantidade de energia transferida, sob a forma de calor (Q), por um material, num dado intervalo de tempo (Δt) pode ser dada pela seguinte expressão: Q/Δt = K A (Tsuperior-Tinferior)/L, onde K é a condutividade térmica do material, A a espessura do material e T a temperatura.
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-23 02:57:49]. Disponível na Internet: