Artigos de apoio

consumidor (biologia)

Ser heterotrófico que, para obter a energia e os nutrientes necessários à vida, tem que se alimentar de material orgânico complexo. Os consumidores são incapazes de sintetizarem matéria orgânica a partir de matéria inorgânica e, por isso, alimentam-se direta ou indiretamente dos produtores.
O termo consumidor envolve uma enorme variedade de organismos, variando desde o tamanho microscópico, como as bactérias, até às baleias azuis. Inclui diversos grupos como protozoários, vermes, insetos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, incluindo os humanos.
No sentido de melhor se estudar a estrutura do ecossistema, os consumidores são divididos em vários subgrupos, de acordo com a sua fonte de alimentos. Animais que se alimentam diretamente dos produtores, como os herbívoros, denominam-se consumidores primários. Por exemplo, um coelho que come plantas é um consumidor primário e uma raposa que se alimenta de coelhos é um consumidor secundário. Há também consumidores de terceiro, quarto e outros níveis mais altos, e certos animais podem ocupar mais que uma posição na escala dos consumidores.
Um carnívoro que não é comido por nenhum outro consumidor está no nível mais alto do ecossistema. É o caso dos leões de montanha, lobos e águias, entre outros.
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-23 00:50:32]. Disponível na Internet: