Cristobal de Sandoval y Rojas
Cristobal de Sandoval y Rojas, duque de Uceda. Figura de primeiro plano da vida política espanhola da primeira metade do século XVII. Sucedeu ao pai, o duque de Lerma, como valido da corte filipina.
A sua ascensão política está envolvida em grande polémica. Seu pai, Francisco de Sandoval y Rojas, duque de Lerma, fora um dos protegidos de Filipe II e, graças a uma série de ilegalidades e abusos de poder, acumulou uma imensa fortuna, ascendendo mesmo à dignidade cardinalícia. Com a chegada ao poder de Filipe III, assiste-se a uma "limpeza" entre os velhos governantes.
O duque de Lerma foi afastado pelo próprio filho, unido aos seus inimigos, como o padre Aliaga e Gaspar de Guzman, futuro Conde Duque de Olivares que, ainda, o condenou a pagar uma multa ao Estado de cerca de 1 milhão e 400 mil escudos (6 983,17 euros). Contudo, como aconteceu várias vezes ao longo do Antigo Regime ibérico, o favor recebido dos monarcas suscitava a inveja e a intriga daqueles que o não alcançavam.
O duque de Uceda tornara-se uma das figuras mais poderosas da Espanha, uma espécie de primeiro-ministro. Tornara-se, também, uma das mais temidas e invejadas, contra quem se dirigiam muitas das intrigas palacianas. Guzman, com quem se aliara no início, é dos que mais lhe mina o terreno.
A tal ponto que, em 1619, quando o rei visitou Lisboa, houve um incidente de protocolo com D. Teodósio, condestável-mor de Portugal, circulando no cortejo real um papel acusando-o de ter tratado Uceda por "senhor", e não ter visitado o confessor do rei. Filipe III morreu em 31 de março de 1621, num ambiente de mistério e por entre suspeitas de envenenamento.
O novo monarca, Filipe IV, apenas com 16 anos, ameaçava impor alterações na administração. Vários cortesãos perderam os ofícios em favor de nobres de mais valimento.
Entre eles destacaram-se o duque de Ossassuna, de quem havia queixas pelo governo de Nápoles, e que foi logo preso, o duque de Uceda e o conde de Saldanha, ambos desterrados; o velho duque de Lerma, ainda vivo, voltou a ser desterrado para os seus domínios e condenado a devolver a renda que ainda mantinha, doada pela Coroa.
Morreu em Alcalá de Henares em 1624.
-
NápolesCidade da Itália. Situada junto ao golfo de Nápoles, no mar Tirreno, e perto do vulcão Vesúvio, é a ...
-
PortugalGeografia País do Sudoeste da Europa. Situado na parte ocidental da Península Ibérica, abrange uma s...
-
LisboaAspetos geográficos Cidade, capital de Portugal, sede de distrito e de concelho. Localiza-se na Regi...
-
EspanhaGeografia País do Sudoeste da Europa. Ocupa a maior parte da Península Ibérica e inclui também os ar...
-
Antigo RegimeExpressão popularizada pelo célebre livro de Alexis de Tocqueville O Antigo Regime e a Revolução, ed...
-
EstadoDo ponto de vista filosófico, a noção de Estado consiste na existência de um conjunto de instituiçõe...
-
Conde Duque de OlivaresGaspar de Guzmán y Pimentel Ribera Velasco e Tovar, primeiro-ministro espanhol (conde Olivares por h...
-
Albert LutuliChefe zulo nascido em 1898, na Rodésia, e falecido em 1967, em África do Sul. Foi professor, líder r
-
Albert CamusEscritor e ensaísta francês, Albert Camus nasceu a 7 de novembro de 1913 em Mondovi, na Argélia. Fil
-
Hans Albrecht BetheFísico teórico norte-americano, de origem alemã, nascido em 1906, em Estrasburgo, e falecido a 6 de