Artigos de apoio

detritívoros

Detritívoros são organismos que se alimentam de organismos mortos ou de matéria orgânica parcialmente em decomposição. Também denominados saprobiontes, alimentam-se de cadáveres, restos de vegetais e animais, e excrementos, que decompõem de maneira a provocar a sua mineralização parcial e produzindo uma nova matéria orgânica, amorfa, denominada húmus.
Uma grande variedade de seres vivos alimenta-se de detritos. É o caso das minhocas, muitos roedores, insetos, crustáceos, etc.
Há autores que consideram como detritívoros necrófagos os abutres, os chacais, as hienas, etc., que se alimentam de cadáveres frescos ou em estado de muito ligeira decomposição, acabando, frequentemente, o "trabalho" dos carnívoros. Da mesma maneira, consideram como detritívoros saprófagos os que se alimentam de matéria orgânica mais ou menos alterada (por exemplo, a minhoca) e detritívoros coprófagos os seres vivos que se alimentam de excrementos de animais (por exemplo, os fungos e as bactérias).
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-20 23:42:02]. Disponível na Internet: