Dona Filipa de Vilhena
Comédia histórica em três atos, representada pela primeira vez em maio de 1840, no Teatro do Salitre, pelos alunos do Conservatório Real. A ação desenrola-se em Lisboa, em 1640, e centra-se na figura de D. Filipa de Vilhena, condessa de Atouguia, "verdadeira heroína portuguesa dos tempos antigos", que, sacrificando o seu amor de mãe aos sentimentos patrióticos, arma cavaleiros os seus filhos, D. Jerónimo de Ataíde e D. Francisco Coutinho, protagonistas da conspiração de nobres que porá termo à dominação castelhana e levará à Restauração.
No prefácio, Garrett constata a inexistência de um repertório dramático nacional, defende a conciliação do género clássico com o género romântico ("É clássica esta peça? Não sabemos; tem coisas disso. É romântica? A espaços nos parece ter veemência de ação e de dicção que o não cede aos mais atrevidos da escola.") e, referindo-se aos excessos melodramáticos de que padece a cena portuguesa, abjura a "exaltada e furiosa bruxa romântica", fonte "de maldições, de infernos, de diabos, de gritarias abomináveis", dessas "orgias em que não se sabe qual é mais grosseiramente violada, se a inteligência ou a moralidade.
Partilhar
Como referenciar
Dona Filipa de Vilhena na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$dona-filipa-de-vilhena [visualizado em 2026-06-15 03:50:13].
Outros artigos
-
D. Francisco CoutinhoFigura da História portuguesa, foi o 8.º vice-rei da Índia de 1561-1564. Foi o responsável pela paz ...
-
LisboaAspetos geográficos Cidade, capital de Portugal, sede de distrito e de concelho. Localiza-se na Regi...
-
Auto da CananeiaFeito por Gil Vicente a pedido de D. Violante, abadessa do convento do mosteiro de Odivelas, sobre o
-
O Casamento CivilDrama em quatro atos, de intenção anticlericalista, na linha de Os Lazaristas, de António Enes, cuja
-
O Clérigo da BeiraEste auto foi representado em Almeirim ao rei D. João III. Personagens: Clérigo, Francisco (filho do
-
Auto da Barca do PurgatórioEste auto de Gil Vicente foi representado à rainha D. Leonor no Hospital de Todos-os-Santos da cidad
-
Auto dos FísicosPersonagens: Clérigo, Moço do Clérigo, Brásia Dias, Mestre Filipe, Mestre Fernando, Mestre Anrique,
-
Braz Cadunha"Composição dramática em três atos" de Samuel Maia, levada à cena pela primeira vez em 1928, a 9 de
-
Breve Sumário da História de DeusPeça de Gil Vicente representada em Almeirim ao rei D. João III e à rainha D. Catarina, no ano de 15
-
Fungagá da BicharadaInovador programa infantil da RTP que estreou em 1976, apresentado por Júlio Isidro e José Barata-Mo
Partilhar
Como referenciar 
Dona Filipa de Vilhena na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$dona-filipa-de-vilhena [visualizado em 2026-06-15 03:50:13].