Artigos de apoio

espécie filogenética

O conceito filogenético de espécie é definido como um grupo irredutível de organismos, diagnosticavelmente diferente de outros grupos, e intimamente ligado a um modelo parental de ancestralidade e descendência.
Este conceito releva o critério do descendente comum. Os grupos sexuais ou assexuais estão incluídos neste conceito. As espécies filogenéticas são unidades estritamente monofiléticas. Para uma utilização estrita da sistemática cladística, só o conceito filogenético de espécies pode ser considerado. Este conceito menospreza detalhes do processo evolutivo e fornece-nos um critério que nos permite descrever espécies sem necessidade de estudos pormenorizados dos processos evolutivos. Alguns defensores do conceito filogenético de espécie não desprezam a importância do estudo dos processos evolutivos, mas dizem que o primeiro passo para o estudo do processo evolutivo é ter um retrato da história da vida. Isto significa reconstruir o modelo do descendente comum com o maior detalhe possível, a partir da mais pequena unidade taxinómica que tenha uma história com descendentes comuns.
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-20 05:09:47]. Disponível na Internet: