Artigos de apoio

força resultante

A força resultante (Fr) de um sistema de forças consiste no efeito produzido por uma força única capaz de produzir um efeito equivalente ao das várias forças aplicadas ao corpo.
A força resultante de um sistema de duas ou mais forças pode determinar-se graficamente pela adição dos vetores força (adição vetorial).
Existem três situações diferentes: sistema de forças com o mesmo ponto de aplicação, a mesma direção e o mesmo sentido; sistema de forças com o mesmo ponto de aplicação, a mesma direção mas de sentidos contrários; sistema de forças com o mesmo ponto de aplicação mas com direções diferentes.
No primeiro caso, a força resultante terá o mesmo ponto de aplicação que as forças aplicadas, a mesma direção e sentido e uma intensidade igual à soma das intensidades das forças intervenientes.
No segundo caso, a força resultante terá o mesmo ponto de aplicação que as forças aplicadas, a mesma direção, o sentido da força mais intensa (maior) e uma intensidade igual à diferença das intensidades das forças intervenientes.
No terceiro caso, a força resultante será determinada graficamente pela regra do paralelogramo. A força resultante corresponderá ao vetor que tem origem no ponto de aplicação das forças e a extremidade no vértice oposto do paralelogramo.
Se o ângulo entre as duas forças for reto, pode-se determinar facilmente a intensidade da força resultante recorrendo ao teorema de Pitágoras.

1

2

3

4

5