Artigos de apoio

geodinâmica

Ramo da geologia que se dedica ao estudo do conjunto de fenómenos que ocorrem na Terra e as suas consequências.
O dinamismo da Terra provém das interações entre os agentes de geodinâmica interna e os agentes de geodinâmica externa. A reciclagem dos materiais rochosos (ciclo litológico), por exemplo, deve-se à ação dos agentes de geodinâmica interna e externa.
Os fenómenos que ocorrem na superfície terrestre são estudados pela geodinâmica externa ou geografia física. Esta ciência inclui diversas especialidades como a meteorologia, a hidrologia, a oceanografia, a geomorfologia, a fisiografia, a glaciologia e a limnologia.
O estudo da dinâmica interna da Terra cabe à geodinâmica interna. O dinamismo da Terra manifesta-se pela atividade sísmica e vulcânica, pela formação da crosta oceânica e de cadeias montanhosas, fenómenos associados ao movimento das placas litosféricas.
A geodinâmica está na origem das mudanças geológicas da Terra quer por ação de fenómenos destrutivos, como a meteorização e a erosão, que alteram o relevo terrestre, quer através de fenómenos construtivos, como o vulcanismo, com a edificação de novas montanhas.
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-23 02:16:20]. Disponível na Internet: