Artigos de apoio

geografia económica

A geografia económica ocupa-se essencialmente dos motivos pelos quais as várias atividades económicas do homem ocorrem nos lugares em que se produzem. A geografia económica encontra-se nos limites da geografia, da economia e da história económica. A sua compreensão é mais geográfica do que económica porque se centraliza mais na localização do que na conduta económica do homem e na teoria económica.
Os primeiros trabalhos sobre geografia económica baseavam-se quase exclusivamente na norma espacial de produção, expressa em termos de rendimento "físico" (peso ou volume) dos produtos mais destacados no comércio internacional. Era a denominada "geografia comercial". Nos anos mais recentes, especialmente a partir de 1955, a teoria que constitui o centro da geografia económica é a da situação industrial, que abrange o estudo da localização de todos os tipos de empresas económicas. Este ramo da geografia é útil para uma planificação e administração económica mais eficiente.
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-22 03:29:10]. Disponível na Internet: