Artigos de apoio

hidrocarboneto

Os hidrocarbonetos são compostos constituídos exclusivamente por carbono e hidrogénio. São o grupo de compostos orgânico mais extenso e divide-se em hidrocarbonetos alifáticos, que apresentam os átomos de carbono dispostos em cadeia, hidrocarbonetos alicíclicos, que apresentam estruturas em cadeias fechadas formando anéis, e hidrocarbonetos aromáticos, cuja estrutura, também cíclica, é derivada do benzeno.
Atendendo à grande diversidade de hidrocarbonetos e às ligações entre os átomos de carbono, estes classificam-se em saturados e insaturados.
Um hidrocarboneto diz-se saturado se os átomos de carbono estão ligados entre si por ligações covalentes simples e, consequentemente cada átomo de carbono faz as quatro ligações que lhe são permitidas. Estes hidrocarbonetos, também são conhecidos por alcanos, e entram na constituição do petróleo e do gás natural. Os alcanos presentes no petróleo compreendem não só parafinas de cadeia linear e de cadeia ramificada, mas também cicloalcanos, denominados em linguagem tecnológica por naftenos. Os alcanos são separados do petróleo por destilação fracionada.
O alcano mais simples é constituído por apenas um átomo de carbono e denomina-se metano (CH4), que é o constituinte principal do gás natural.
Os hidrocarbonetos insaturados são aqueles cuja a cadeia carbonada possui pelo menos uma ligações dupla ou tripla.
Se a cadeia possui ligações duplas, estes são designados por alcenos e se possui ligações triplas por alcinos.
O alceno mais simples é constituído por dois átomos de carbono e designa-se por eteno ou etileno (C2H4).
Pelo facto de possuírem ligações duplas, os alcenos são mais reativos que os alcanos. A combustão e a hidrogenação dos alcenos são dois tipos de reações características destes compostos.
Quanto ao alcino mais simples, é constituído por dois átomos de carbono e designa-se por etino ou acetileno (C2H2).
Tal como os alcenos, os alcinos também são muito reativos e a combustão e hidrogenação são reações características destes compostos.
Os hidrocarbonetos de baixo peso molecular são gases. À medida que aumenta o número de átomos de carbono, passam a líquidos cada vez mais viscosos, até chegar aos hidrocarbonetos sólidos.
Os hidrocarbonetos encontram-se no gás dos pântanos, gás natural, petróleo e asfalto. Também fazem parte dos seres vivos, por exemplo, sob a forma de terpenos nos vegetais ou como esteroides no reino animal.

1

2

3

4

5