Artigos de apoio

higrómetro

Um higrómetro consiste num instrumento para a medição da humidade de um gás ou vapor na atmosfera. É utilizado especialmente para avaliar a quantidade de humidade atmosférica.
O primeiro higrómetro foi construído em 1820 pelo cientista inglês John Frederic Daniell (1790-1845).
O seu princípio de funcionamento pode ser do tipo mecânico, utilizando materiais orgânicos, tais como cabelo humano que se dilata ou contrai com as variações da humidade atmosférica, sendo estas dilatações ou contrações usadas para mover um ponteiro, ou do tipo elétrico, em que a variação na resistência de uma substância higroscópica é usada como indicação de humidade.
Os principais tipos de higrómetros são: os psicrómetros, os higrómetros de absorção, os higrómetros de condensação, os higrómetros elétricos e os higrómetros químicos.
Um psicrómetro, também designado por higrómetro de reservatório húmido e seco é constituído por dois termómetros colocados um ao lado do outro, um designado por termómetro seco e outro por termómetro molhado, cujo reservatório de um deles é envolvido por gaze humedecida com água destilada.
O termómetro com o reservatório húmido registará uma temperatura mais baixa do que o que tem o reservatório seco, devido ao efeito de arrefecimento pela evaporação da água. A diferença de temperatura possibilita que a humidade relativa seja calculada.
O higrómetro de absorção é aquele que se baseia na propriedade que alguns materiais possuem de variar as suas dimensões com a variação da humidade.
O higrómetro de condensação fundamenta-se no facto de o vapor de água se condensar sobre superfícies frias. Mantendo fria uma cápsula e fazendo passar o vapor de água por esta, o vapor condensa-se. Efetuando a medição da temperatura a que os condensados se produzem e conhecendo a temperatura ambiente, é possível determinar a humidade.
Um higrómetro elétrico é aquele que utiliza a propriedade de alguns materiais que é caracterizada pela sua resistência elétrica ao variar a humidade. Utilizam-se elétrodos metálicos revestidos de sais com a propriedade acima referida, o que permite determinar as variações de humidade.
Por fim, um higrómetro químico é aquele que recorre a um tubo contendo ácido sulfúrico que absorve a água de um determinado volume de ar. Pelo aumento da massa do tubo determina-se a massa de vapor de água retida pelo ácido.
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-17 19:53:52]. Disponível na Internet: