Artigos de apoio

Igreja Matriz da Atalaia

Dedicada a N. Sra. da Assunção, a Igreja Matriz da Atalaia - povoação do concelho ribatejano de Vila Nova da Barquinha - é uma imponente obra do século XVI, mandada erguer entre 1514 e 1528 por D. Pedro de Meneses, e que serviu às ordens de vários monarcas, como sejam D. Afonso V, D. João II, D. Manuel I e D. João III.
A sua fachada monumental está dividida em cinco panejamentos e o corpo axial eleva-se com uma torre sineira marcada por vários andares. Antecedido por uma escadaria, o portal nobre é um elemento arquitetónico do renascimento nacional tendo sido concluído em 1528 pelo escultor e arquiteto francês João de Ruão.Igualmente datado de 1528, o arco pleno, profusamente decorado, que antecede a capela-mor é um belo exemplar da renascença.
A capela-mor é um espaço atribuível ao arquiteto Diogo de Castilho e é coberto por uma belíssima abóbada nervurada que desenha uma estrela, possuindo ornamentos bocetes e um fecho da abóbada com o brasão dos Meneses. A parede norte da capela-mor é rasgada por um túmulo barroco, onde se guardam os restos mortais do segundo cardeal-patriarca de Lisboa e filho do conde da Atalaia, D. José Manuel da Câmara. Ao fundo da capela-mor, assente sobre uma mísula destaca-se uma bela escultura do século XV, obra em calcário representando a Virgem com o Menino e atribuída ao escultor Diogo Pires, o Velho.

1

2

3

4

5