Pesquisa global   Enciclopédia   22 Dicionários 
LOGIN
Login
Password
Esqueci-me da password
AJUDA
  GeografiaFecharTodos os temas
Artes
Ciências Naturais e Exatas
Ciências Sociais e Humanas
Desporto e Lazer
Geografia
História
Literatura
Religião e Mitologia
Sociedade
Tecnologia

Atlas
Banco de Recursos
Enciclopédia
 
Ilha do Faial

Ilha do Grupo Central da Região Autónoma dos Açores, com uma superfície de cerca de 173 km2. Descoberta provavelmente em 1427, por Diogo de Silves, e batizada inicialmente como Insula de Ventura e Ilha de S. Luís, terá sido povoada cerca de 30 anos mais tarde, quer por portugueses continentais quer por flamengos. Foi junto desta ilha que, em 1957, surgiu o vulcão dos Capelinhos dando origem a uma nova ilha que, três semanas depois, atingia a altitude de 200 m. Destruída em seguida pelas águas, foi novamente erigida pelo vulcão e ligada à ilha do Faial.
Para além da Ponta dos Capelinhos, existem muitos outros pontos de atração naturais como o Cabeço Gordo, de onde se avistam não a própria ilha como também as do Pico e de São Jorge, a Caldeira do Faial, classificada Reserva Natural, e o Monte da Guia, de onde se pode ter uma visão privilegiada da cidade da Horta.
A agropecuária é o setor mais forte na economia da ilha. Horta, porto de escala a partir do século XVIII, é o único concelho da ilha.
O natural ou habitante da ilha do Faial denomina-se faialense.
SocialTwist Tell-a-Friend

Como referenciar este artigo:
Ilha do Faial. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-05-22].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$ilha-do-faial>.
Banco de Recursos
Faial, Açores
Imagem
Tema(s): Geografia
> VER DOCUMENTO
Atlas
Guia Curricular
Artigos relacionados
Sugestões de consulta
Geografia|Portugal
Aglomerados Populacionais



 
© 2003-2013 Porto Editora