Artigos de apoio

índice de refração

O índice de refração de uma substância, cujo símbolo é n, consiste na razão entre a velocidade de propagação da luz no vazio (c) e a velocidade de propagação da luz nessa substância. Depende de fatores como o comprimento de onda da radiação incidente, a temperatura e a pressão (gases).
A determinação do índice de refração é importante na medida em que este constitui uma propriedade característica de cada substância e como tal pode ser utilizado para a sua identificação.
Para além desta utilização, o cálculo do índice de refração é também aplicado na análise quantitativa de misturas binárias. O índice de refração, em simultâneo com o valor da densidade dessa substância, é ainda usado na determinação da refração molar.
A velocidade de propagação da luz no vazio é sempre superior à sua velocidade de propagação em qualquer outra substância, devido ao facto de se verificar a interação do campo elétrico da radiação incidente com os eletrões da substância.
O índice de refração pode ser classificado em absoluto e em relativo. No que diz respeito ao primeiro este não é mais do que o índice de refração anteriormente definido.
Quanto ao segundo este define-se como sendo a razão entre a velocidade da luz num meio e aquela que possui num meio adjacente.
Por convenção, o índice de refração é sempre definido em relação a outro meio ótico mais transparente, o que produz valores de n superiores a 1.
De uma maneira geral, o índice de refração varia entre 1,3 e 1,8 nos líquidos orgânicos e entre 1,3 e 2,5 nos sólidos orgânicos.

1

2

3

4

5