Artigos de apoio

João Lobo Antunes

Médico português nascido a 4 de junho de 1944, em Lisboa, tornou-se um dos maiores especialistas mundiais em neurocirurgia.
Licenciou-se em Medicina em 1968, na Universidade de Lisboa, e três anos depois, graças a uma bolsa de estudo, mudou-se para os Estados Unidos da América, onde acabou por permanecer durante 13 anos. Aqui, mais precisamente em Nova Iorque, trabalhou no Departamento de Neurocirurgia da Universidade de Columbia, onde viria a ser nomeado professor associado de neurocirurgia.
Entretanto, em 1983 João Lobo Antunes doutorou-se em Medicina pela Universidade de Lisboa. Nesse ano, foi o primeiro médico a implantar um olho eletrónico num invisual. No ano seguinte, regressou a Portugal na qualidade de professor catedrático de neurocirurgia da Faculdade de Medicina de Lisboa.
Em 1990 Lobo Antunes foi nomeado vice-presidente para a Europa da Federação Mundial das Sociedades de Neurocirurgia e, nove anos mais tarde, chegou a presidente da Sociedade Europeia de Neurocirurgia, cargo que desempenhou durante quatro anos.
Entre 1996 e 2003 presidiu ao Conselho Científico da Faculdade de Medicina de Lisboa.
Entretanto, em 2000 havia presidido à Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa e, no ano seguinte, fora professor convidado da Universidade de Pequim, na China.
Em 2006 assumiu a presidência da Academia Portuguesa de Medicina. Integra ainda o Conselho Consultivo da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.
João Lobo Antunes assinou mais de uma centena de artigos científicos e editou coletâneas de ensaios como Um Modo de Ser, Numa Cidade Feliz, Memória de Nova Iorque e Outros Ensaios e Sobre a Mão e Outros Ensaios.
Em 1996 João Lobo Antunes foi distinguido com o prestigiado Prémio Pessoa, uma iniciativa conjunta do jornal Expresso e da empresa Unysis, e em 2004 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Em 1970 havia ganho o Prémio Pfizer de Investigação.
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-21 19:23:25]. Disponível na Internet: