Artigos de apoio

Jogos Olímpicos da Cidade do México, 1968

A XIX edição dos Jogos Olímpicos foi realizada em 1968, na Cidade do México, capital do México, entre os dias 12 e 27 de outubro, com a participação de 5530 atletas em representação de 112 países.Esta edição ficou marcada pela realização de vários protestos de natureza política. Logo na abertura, cerca de 10 mil pessoas aproveitaram para se manifestarem contra a má qualidade de vida do povo mexicano, o que motivou a intervenção das forças policiais. Vários manifestantes morreram e muitos mais ficaram feridos.
Os países africanos ameaçaram boicotar esta edição caso o Comité Olímpico Internacional (COI) concretizasse a intenção de convidar a África do Sul, mas o COI acabou por recuar.Em plena época de lutas raciais nos Estados Unidos da América, os atletas negros norte-americanos Tommie Smith e John Carlos manifestaram-se em favor do «black power» enquanto tocava o hino norte-americano, durante uma cerimónia de entrega de prémios. Os dois atletas acabaram por ser expulsos da competição.Os resultados desportivos destes Jogos acabaram por ficar marcados pela elevada altitude (mais de 2000 metros acima do nível do mar) a que se realizaram as provas.
No atletismo, as disciplinas de salto e de velocidade proporcionaram resultados extraordinários. No salto em comprimento, o americano Bob Beamon estabeleceu uma marca considerada do «outro mundo». Beamon saltou 8,90 metros, ultrapassando em 55 centímetros o anterior recorde do mundo. O máximo mundial estabelecido pelo atleta americano durou 23 anos. As corridas de meio fundo e fundo foram dominadas pelos africanos, habituados a treinar em altitude.
O quadro de medalhas foi dominado pelos Estados Unidos, que conquistaram um total de 107 medalhas, contra 91 conseguidas pela Rússia.Portugal teve uma presença discreta no México. Os 20 atletas da comitiva portuguesa não se adaptaram às condições em que as provas foram disputadas. Na corrida de 3000 metros obstáculos em atletismo, Manuel de Oliveira, que tinha sido quarto classificado na edição anterior dos Jogos, falhou claramente a sua participação e não conseguiu sequer o apuramento para a final.

1

2

3

4

5