Artigos de apoio

Jogos Olímpicos de Londres, 1948

A XIV edição dos Jogos Olímpicos realizou-se em 1948, em Londres, Inglaterra, entre 29 de julho e 14 de agosto, com participação de 4104 atletas de 59 países.
Apesar de não se terem realizado, devido à Segunda Guerra Mundial, os Jogos Olímpicos de 1936 e 1940 constam nas listas oficiais do Comité Olímpico Internacional (COI). Por isso, estes Jogos de Londres constituem a XIV edição das Olimpíadas.
A capital inglesa tinha saído vencedora do conflito bélico e organizou assim, pela segunda vez, os Jogos Olímpicos, depois de já o ter feito em 1908. Com a economia inglesa afetada pelos acontecimentos da Grande Guerra, estes Jogos ficaram marcados pelo austeridade.
Os países derrotados na Segunda Guerra, Alemanha, Itália e Japão, não foram convidados pelo COI e ficaram de fora nas Olimpíadas. O Estádio de Wembley acolheu a cerimónia da abertura a 29 de julho.
Desportivamente, os Estados Unidos da América dominaram a competição e conquistaram com 84 medalhas.
No atletismo destacou-se o checo Emil Zatopek, que venceu a prova dos 10 000 metros e ficou em segundo lugar na dos 5000 metros.
Os Jogos Olímpicos de Londres ficaram também marcados pela melhor participação portuguesa até à altura. Portugal enviou 46 atletas para sete modalidades, e terminou a competição com uma medalha de prata na modalidade de vela, obtida pelos irmãos Fernando e Duarte Bello na classe "Swallow", e uma de bronze no hipismo, através dos cavaleiros Fernando Pais, Francisco Valadas e Luís Mena e Silva, na prova de ensino para equipas.
Os irmãos Bello chegaram mesmo a ser declarados vencedores na prova de vela, mas o protesto apresentado pela Federação Inglesa levou a organização a retificar os resultados.

1

2

3

4

5