Artigos de apoio

Jogos Olímpicos de Paris, 1900

Os Jogos Olímpicos de 1900 em Paris, França, conseguiram reunir cerca de 1000 atletas em representação de 24 países, entre 14 de maio e 28 de outubro. No total, realizaram-se 166 provas de 24 modalidades desportivas. O sucesso dos Jogos anteriores, em Atenas, na Grécia, levou o Comité Olímpico Internacional a espalhar o espírito do evento para todo o mundo e, graças ao desejo do precursor do ideal olímpico da Era Moderna, Pierre de Coubertain, em ver os Jogos realizarem-se na sua terra natal, Paris acolheu as Olimpíadas, em 1900.
Realizados em simultâneo com a Exposição Universal, o que provocou uma aglomeração de pessoas nos grandes eventos, os Jogos Olímpicos de Paris tiveram uma organização bastante pobre, ficando 1900 marcado como um dos piores anos olímpicos da História. Estes Jogos foram vistos como um acontecimento marginal e algumas provas foram mesmo disputadas em parques públicos de Paris. As instalações improvisadas para os atletas não tinham um mínimo de dignidade. Alguns atletas só se aperceberam de ter participado numa edição dos Jogos Olímpicos depois de eles terem terminado e outros houve que nem sequer receberam as medalhas. A desorganização começou logo com o programa da cerimónia de abertura, realizada a 20 de maio, que ficou marcado por uma regata à vela disputada sem vento.
Foi, no entanto, nesse ano que as mulheres competiram pela primeira vez nas Olimpíadas. A tenista britânica Charlotte Cooper foi a primeira mulher a ganhar uma medalha nos Jogos Olímpicos. A França arrecadou o maior número de medalhas, com 102 no total das provas. Em termos individuais, o destaque foi para o norte-americano Alvin Kraenzlein, que obteve quatro títulos, nos 60 metros, 110 metros barreiras, 200 metros barreiras e salto em comprimento. O polo aquático foi introduzido pela primeira vez no programa dos jogos olímpicos, sendo o primeiro desporto coletivo a fazer parte destes eventos.
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-21 22:15:21]. Disponível na Internet: