Artigos de apoio

John Daniell

Meteorologista, inventor e químico britânico, nascido em 1790 e falecido em 1845, é conhecido por ter inventado a pilha, que foi designada por «pilha de Daniell».
Daniell, filho de um advogado, teve uma educação particular, fundamentalmente em Clássicas. Com William Brande, professor de Química no Royal Instituition, fez várias expedições científicas e envidou todos os esforços para fazer renascer o jornal da Royal Instituition.
A pilha inventada por Volta, e posteriormente aperfeiçoada por Sturgeon, sofria facilmente o efeito de polarização, o que provocava um aumento da resistência interna da pilha. Com o aumento do uso do telégrafo, era necessário que a intensidade da corrente elétrica se mantivesse constante durante largos períodos de tempo, o que só foi possível com a invenção da pilha de Daniell. Este inventou, também, numerosos instrumentos científicos, nomeadamente o higrómetro. As suas teorias sobre a atmosfera e os movimentos dos ventos foram publicadas no Meteorological Essays and Observations em 1823.

1

2

3

4

5