Artigos de apoio

John von Neumann

Matemático húngaro, John Von Neumann foi um matemático brilhante e deixou às gerações futuras legados extremamente importantes. Nasceu a 28 de dezembro de 1903, em Budapeste, na Hungria, e foi um dos primeiros membros permanentes do Instituto de Estudos Avançados, na América do Norte, em 1930.
Durante a Segunda Guerra Mundial foi um dos cientistas a participar no desenvolvimento da bomba atómica em Los Alamos.
Entre 1944 e 1946, Von Neumann ajudou a preparar um relatório sobre a capacidade dos computadores.
Em 1945 escreveu "First Draft of a Report on the EDVAC (Electronic Discrete Variable Automatic Computer)", um relatório que sugere a utilização da linguagem binária e que os programas e outros dados devem estar na memória interna do computador.
Foi um dos responsáveis pela criação do ENIAC (Electronic Numeric Integrator and Computer), o primeiro computador para uso profissional (militar). O ENIAC iniciou as suas operações em fevereiro de 1946 mas ainda não possuía um programa armazenado na memória. A programação deste computador realizava-se através da ligação de cabos em conectores dispostos em quadros - era uma "programação por hardware". John Von Neumann introduziu a noção de "programação por software" ao colocar um programa na memória do ENIAC. Para isso, o matemático utilizou pela primeira vez a linguagem binária, linguagem que é usada pelos computadores de todo o Mundo.
Ainda nesse ano, o professor de Matemática húngaro publica um trabalho intitulado Electronic Discrete Variable Automatic Computer (EDVAC), que surge no seguimento do relatório escrito em 1945 e que organiza o sistema de computação em quatro áreas principais: Unidade Central de Controlo, Unidade Aritmética e Lógica, Memória e Um Conjunto de Dispositivos de Entrada e Saída (Periféricos). Este trabalho deu origem ao modelo ou arquitetura "Von Neumann".
Apesar da rápida evolução da informática, o seu modelo continua atual e a grande maioria dos computadores existentes apresenta uma arquitetura similar à proposta pelo matemático.
Para além do seu contributo na área da computação e da matemática aplicada, Von Neumann deu também o seu contributo à matemática pura, em teoria dos conjuntos, teoria dos grupos, cálculo operacional, lógica matemática e fundamentos, tendo sido, ainda, o inventor da Teoria dos Jogos.
Faleceu a 8 de fevereiro de 1957.
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-19 10:46:35]. Disponível na Internet: