Morte no Parque

Lourenço Seruya

A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos

Tempo de leitura1 min

La Fura Dels Baus
favoritos

Grupo de teatro catalão que se notabilizou pelos seus espetáculos polémicos e visualmente poderosos. Fundado em 1979, começou por fazer espetáculos de rua, mas ganhou alguma projeção interna com a peça Lenguaje Furero (1983), que se inseriu num ciclo mais amplo de espetáculos a que apelidaram de Accions. Com estes espetáculos, imprimiram um novo conceito teatral alicerçado na utilização de numerosos recursos cénicos como música, dança, pirotecnia, uso de materiais naturais e interação com o espectador, criando uma simbiose entre ator e autor, fundindo-se numa mesma criação coletiva. Em 1992, foram convidados para realizar a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Barcelona. Os pontos altos da década de 90 foram os seus espetáculos Fausto Version 3.0 (1998) e Ombra (1998) sobre o poeta Federico Garcia Lorca e que foi apresentado com grande adesão do público na Expo 98.
Voltaram a Portugal em 2003 para apresentar o seu polémico XXX, onde o erotismo foi a grande tónica; em 2004 com a primeira peça da trilogia teatral Tetrologia Anfíbia, passada num navio; e em 2005, no âmbito do festival Imaginarius de Santa Maria da Feira, com a construção de uma rede humana que contou com a participação de cerca de 60 voluntários.
La Fura Dels Baus, grupo de teatro catalão
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
La Fura Dels Baus na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$la-fura-dels-baus [visualizado em 2026-06-22 11:40:49].

Morte no Parque

Lourenço Seruya

A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos