Artigos de apoio

Land Rover

A marca de jipes Land Rover surgiu em Inglaterra em 1947, por iniciativa de Maurice e Spencer Wilks. Esta dupla iniciou um negócio de produção de veículos todo-o-terreno com uma fábrica meia vazia, um carregamento de aço e a concorrência da Jeep, que construiu milhares de carros para o exército que entretanto foram abandonados e adaptados para uso pessoal.
Maurice e Spencer desenharam o primeiro Land Rover em 1947, destinado a fazer frente aos Jeep que estavam a ser muito utilizados pelos agricultores. O primeiro Land Rover foi feito com um chassis de um Jeep, no qual foi montado um motor Rover e adotadas algumas melhorias, nomeadamente um novo eixo. O corpo do carro foi feito em alumínio, para ser mais leve, e a caixa de velocidades estava situada a meio da viatura.
Inicialmente, a ideia da dupla Wilks, que apresentou oficialmente o jipe na primavera de 1948, era produzir 50 jipes por semana nos primeiros anos. Mas, ao fim de um ano, a Land Rover já tinha vendido oito mil todo-o-terreno. Passados dois anos chegou às 24 mil viaturas comercializadas.
Ainda em 1948 foi concebido o protótipo de uma viatura mais luxuosa, mas que foi abandonada por causa da elevada taxa de impostos que iria pagar.
Dado o sucesso do jipe, poucas alterações forma introduzidas ao longo dos anos. Assim, só em 1966 foi introduzido o modelo de seis cilindros, enquanto o motor V8 surgiu em 1980.
Ainda no final da década de 60, devido ao grande sucesso da marca, a Land Rover reestruturou a empresa e lançou, em 1970, o mais sofisticado Range Rover, que se destacava por ter um sistema contínuo de tração às quatro rodas. Mais tarde, passou a dispor de um motor turbodiesel, que se juntou ao já utilizado Rover V8 a gasóleo.
Em 1989 surgiu o modelo Discovery, destinado a preencher o espaço na gama entre o Land Rover e o Range Rover. O Discovery custava metade do Range Rover, mas apresentava uma série de atributos interessantes, como a capacidade para transportar sete pessoas.
Em 1990, o Land Rover passou a ter o subtítulo de Defender, em homenagem ao Ministério da Defesa britânico, um dos melhores clientes da marca.
A marca alemã BMW comprou o Grupo Rover em 1994, incluindo a Land Rover, que em 2000 viria ser vendida à Ford quando os alemães desfizeram o grupo britânico. Entretanto, 1997 ficou marcado pelo lançamento do Freelander, o mais pequeno modelo da gama.
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-18 23:04:36]. Disponível na Internet: