Artigos de apoio

Laplace

Cientista francês, Pierre Simon Laplace nasceu a 28 de março de 1749, em Beaumont, na Normandia, e faleceu a 5 de março de 1827, em Paris.
De família pobre, foi ajudado por uns vizinhos ricos que lhe deram uma boa educação e formação. Aos vinte anos revelou as regras fundamentais da mecânica numa carta ao famoso matemático d'Alembert. Este ficou de tal modo impressionado que lhe arranjou uma colocação como professor na Escola Militar, onde teve a possibilidade de trabalhar como cientista e de escrever os seus tratados mais importantes.
Ao princípio foi partidário de Napoleão, que fora por ele examinado em Matemática em 1785, quando era cadete na Academia Militar. Napoleão nomeou-o Ministro do Interior. Até 1814 serviu Napoleão no senado; depois pôs-se à disposição dos Bourbons e foi agraciado com o título de Marquês.
Laplace deixou grande número de obras científicas, sendo o seu trabalho mais importante a obra em cinco volumes intitulada Mécanique céleste (Mecânica Celeste), que muito contribuiu para o desenvolvimento da mecânica. Estudou as perturbações dos planetas e dos satélites, a forma e rotação dos anéis de Saturno e a estabilidade do sistema solar. Apresentou também uma teoria sobre a origem do sistema solar - a hipótese nebular - que publicou em 1796, em dois volumes.
No domínio da matemática, Laplace fundou a teoria do potencial e das funções esféricas e desenvolveu o cálculo das probabilidades (Equação de Laplace, Leis de Laplace e Transformada de Laplace).

1

2

3

4

5