Lenda da Serra da Estrela ou do Pastor e da Estrela
Esta é a história de um pastor pobre que vivia numa aldeia triste e tinha por única companhia um cão.
Este pastor sonhava um dia viajar para além das montanhas que envolviam a sua aldeia.
Numa noite de luar, o pastor olhava para o céu estrelado quando desceu até ele uma estrela pequenina, com um rosto de criança, e lhe falou do seu desejo.
Estava ali por vontade de Deus para guiar o pastor até onde desejasse ir. A partir de então, a estrela nunca mais abandonou o pastor, sorrindo-lhe do céu noite após noite.
A certa altura, o pastor tomou a decisão de partir e chamou a estrela para lhe fazer companhia. Caminhou durante anos, sempre em busca do seu destino.
Um dia, o pastor chegou à serra mais alta que conseguiu encontrar. Como ficava mais perto do céu, e consequentemente de sua estrela, resolveu ficar ali a viver.
Diz a lenda que ainda hoje é possível ver da serra da Estrela uma estrela que brilha mais do que as outras, de saudade e de amor por um pastor.
-
DeusO termo "Deus" deriva do indo-europeu Diêus e significava "brilhar" ou "dia". Diêus era o Deus super...
-
Lenda dos Amores de D. LopoDiz a lenda que, na cidade de Elvas, vivia um jovem fidalgo, de poucas posses, chamado Lopo de Mendo
-
Lenda de AndrómedaAndrómeda era a filha dos reis da Etiópia, Cefeu e Cassiopeia. O reino tinha caído em desgraça porqu
-
Lenda do Manto de Santo AntónioDiz a lenda que, em Monchique, uma jovem pediu a Santo António para lhe arranjar casamento. Ela caso
-
Lenda dos Três Amores de GoaiA cidade de Goa, na Índia, teve vários nomes. Um deles era Goai, o nome de uma linda princesa hindu
-
Lenda de AquilesComo relatou Homero na Odisseia, Aquiles era o mais valoroso de todos os guerreiros gregos e disting
-
Lenda do Santo António da CharnecaD. Aires de Saldanha, um rico proprietário do Alentejo, tinha uma filha (Ana) e um escravo (Macumba)
-
As Unhas do DiaboEm tempos que já lá vão, morreu um célebre escrivão que vivia em Ponte de Lima. O escrivão não era m
-
Lenda da Dona Branca ou da tomada de Silves aos MourosEm Silves, reinava o mouro Ben-Afan. Um dia, no intervalo das suas lutas contra os cristãos, teve um
-
As Arcas de MontemorEra alcaide em Montemor-o-Velho um viúvo austero que tinha uma única filha. O alcaide protegia a fil