Artigos de apoio

levigação

A levigação consiste numa técnica de separação granulométrica das partículas de uma substância em virtude das suas diferentes velocidades no seio de um fluido ascendente, como por exemplo ar e água.
Nesta técnica, muito usada em farmácia e metalurgia, usam-se agentes causadores de espuma que permitem aumentar a eficiência de separação das partículas sólidas.
A separação de uma mistura usando métodos de flutuação baseia-se em diferenças nas propriedades de superfície dos materiais em causa.
Se se suspender a mistura num líquido arejado, as bolhas de gás tenderão a aderir preferencialmente a um dos constituintes (aquele que for mais difícil de humedecer pelo líquido) e a sua massa específica efetiva pode diminuir de tal modo que ele subirá para a superfície.
Se se adicionar ao líquido um agente causador de espuma apropriado, as partículas serão sustentadas na superfície por meio de uma espuma, até poderem ser descarregadas sobre uma represa. A flutuação por espuma é muito utilizada nas indústrias metalúrgicas, nas quais, em geral, o minério é difícil de molhar e a terra residual é facilmente molhada.
O processo baseia-se na existência, ou criação, de uma afinidade seletiva de um dos constituintes pelos invólucros das bolhas de gás. Em geral, esta afinidade tem de ser provocada, e os reagentes que aumentam o ângulo de contacto entre o líquido e um dos materiais chamam-se promotores e coletores.
Os promotores são adsorvidos seletivamente sobre a superfície de um material e formam uma camada monomolecular. O uso de excesso da substância destrói o efeito.
Um promotor que se usa correntemente é o etilxantogenato de sódio.
Os coletores são substâncias que formam filmes superficiais sobre as partículas. Estes filmes são bastante mais espessos do que os produzidos pelos promotores e, por isso, os coletores têm que ser adicionados em concentrações mais elevadas.
O óleo de pinho é um coletor usado correntemente e os compostos de petróleo usam-se frequentemente, embora formem muitas vezes uma espuma muito gordurosa, que é depois difícil de dispersar.

Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-18 09:31:15]. Disponível na Internet: