Artigos de apoio

Luísa Beirão

Manequim portuguesa, Luísa Beirão nasceu a 29 de agosto de 1977, em Amarante. Iniciou a carreira de manequim aos 16 anos, idade com que participou nos concursos Look of The Year e Super Model of the Year. Em 1994, foi a vencedora de um concurso de modelos da Cosmopolitan.
Aos 20 anos, foi a modelo escolhida para personificar a campanha da marca de roupa Tommy Girl em Portugal, mas, entretanto, participou também em ações de publicidade da Onara e da Printemps.
A manequim tornou-se presença constante nas páginas de moda de algumas das principais revistas portuguesas, como a Cosmopolitan, a Ativa, a Ego e a Caras, mas também foi requisitada para aparecer na edição espanhola da Vogue.
A nível de catálogos, surgiu no da Lacoste, editado em Paris, e nos da Jotex, Moda Lisboa, C17, Acetato e Mac Moda, todos de Portugal.
Em 1999, Luísa Beirão entrou na campanha publicitária da loção hidratante Azea, que apareceu em diversas revistas portuguesas.
A modelo foi escolhida depois de um responsável da empresa que comercializava o creme a ter visto, durante uma entrevista na televisão, a mostrar o conteúdo da sua carteira, onde estava guardada uma embalagem de Azea.
Mas a atividade de Luísa Beirão não se limitou a revistas ou campanhas publicitárias e a modelo passou a ser presença constante nos desfiles de moda dos principais eventos nacionais da área. Assim, participou em várias edições do Moda Lisboa e do Portugal Fashion. Também desfilou em Itália, na apresentação das coleções Emporio Armani, em Milão, e no festival Moda Mare, em Positano.
Ainda em 1999, tentou a sua sorte numa outra atividade, o canto, já que integrou o projeto Antilook, uma girls band constituída apenas por manequins. Assim, para além de Luísa Beirão, este grupo pop vocal era constituído por Evelina Pereira, Rute Marques, Raquel Loureiro e Vera Deus. Mas a existência do grupo foi efémera e Luísa Beirão passou a dedicar-se em exclusivo às passerelles.
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-20 00:49:57]. Disponível na Internet: