Artigos de apoio

Manuel António de Almeida

Escritor, crítico literário e jornalista brasileiro, Manuel António de Almeida nasceu a 17 de novembro de 1831, no Rio de Janeiro, no Brasil.
Filho de portugueses modestos e órfão de pai aos 10 anos, o escritor teve uma infância e adolescência carente. Começou por estudar Belas-Artes, mas inscreveu-se, em 1849, na Faculdade de Medicina, concluindo o curso em 1855. As dificuldades financeiras conduziram-no ao jornalismo e às letras e, em 1851, surgiu na imprensa carioca, A tribuna Católica, com a tradução de um romance de Luís Friedel e também em revistas da cidade, onde publicava as suas poesias. A partir de 1852, exerceu o cargo de redator e revisor no suplemento literário do jornal Correio Mercantil. Nesse mesmo jornal, entre 1852 e 1853, sob a forma de folhetins, publicou o seu único romance Memórias de um Sargento de Milícias, com o pseudónimo Um Brasileiro. Em 1854, foi publicado o 1.º volume do romance e, um ano depois, o 2.º volume. O seu livro, que a crítica consagrou posteriormente como o primeiro romance urbano brasileiro, retrata o povo humilde e sofredor, com o qual o autor contactou desde a infância, através de uma linguagem coloquial, direta e com certo humor. Manuel António de Almeida, considerado um escritor de transição entre o Romantismo e o Realismo, escreveu ainda o drama lírico Dois Amores, várias crónicas, críticas e textos jornalísticos.
Em 1858, foi Administrador da Tipografia Nacional, tendo como aprendiz Machado de Assis. Em 1859, foi nomeado 2.º Oficial da Secretaria da Fazenda e, em 1861, desejou candidatar-se à Assembleia Provincial do Rio de Janeiro, dirigindo-se a Campos para começar as consultas eleitorais.
A 28 de novembro de 1861, Manuel António de Almeida faleceu, vítima do naufrágio do vapor Hermes que se dirigia para Campos, no Estado do Rio. O escritor é patrono da cadeira n.º 28 da Academia Brasileira de Letras.
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-19 22:42:48]. Disponível na Internet: