Artigos de apoio

meios de produção

São os bens necessários à produção, que não se incorporam no produto final e que, por isso, permanecem na empresa durante um período elevado de tempo. Não satisfazem, como tal, de forma direta as necessidades de quem consome os bens finais. São exemplos de meios de produção as instalações fabris e as máquinas com que se efetua o processo produtivo. São, portanto, no sentido literal da expressão, bens de produção.
A propriedade dos meios de produção é um dos grandes pontos de discórdia entre os defensores do sistema capitalista e os do sistema socialista. De facto, uma das principais características de uma economia de mercado é a possibilidade de existência de propriedade privada dos meios de produção, como resultado da aplicação de poupanças acumuladas em investimento produtivo. O socialismo, pelo contrário, repudia fortemente a posse privada dos meios de produção.
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-21 12:04:29]. Disponível na Internet: