Artigos de apoio

mesofilo

Tecido vegetal fundamental, localizado entre a epiderme da página superior e inferior das folhas. Este tipo de parênquima é especializado na fotossíntese, apresentando numerosos cloroplastos e apresenta grande sistema de espaços intercelulares - lacunas -, o qual facilita a rápida troca de gases com o exterior, que ocorre através dos estomas.
Estruturalmente, o mesofilo pode ser relativamente homogéneo ou pode diferenciar-se em parênquima em paliçada e em parênquima lacunoso. O parênquima em paliçada, frequentemente localizado na página superior da folha, é formado por células alongadas, com um maior número de cloroplastos em relação às células que constituem o parênquima lacunoso, geralmente localizado na página inferior da folha, que apresentam um formato irregular e grandes lacunas entre si.
Nas folhas das monocotiledóneas o mesofilo é homogéneo ou simétrico, sendo semelhante na página superior e na página inferior. Neste tipo de mesofilo, as células podem associar-se de forma semelhante à encontrada no parênquima lacunoso ou formar um mesofilo semelhante ao parênquima em paliçada, com lacunas pouco desenvolvidas.
Nas folhas das dicotiledóneas, o mesofilo é heterogéneo ou assimétrico, distinguindo-se o parênquima em paliçada junto da epiderme superior e o parênquima lacunoso, junto da epiderme inferior.
A estrutura do mesofilo varia consoante o habitat da planta. Nas plantas hidrófitas, o mesofilo é constituído por um parênquima lacunoso muito desenvolvido relativamente ao parênquima em paliçada, que pode estar ausente. Nas mesófitas, o parênquima em paliçada distribui-se pela página superior das folhas, enquanto que o parênquima lacunoso surge na página inferior. No mesófilo das plantas xerófitas, o parênquima em paliçada distribui-se pela página superior e inferior das folhas.

1

2

3

4

5