Artigos de apoio

metano

O metano consiste no hidrocarboneto saturado mais simples da série dos alcanos, de fórmula CH4. Possui ponto de fusão de -182,5 ºC e ponto de ebulição de -161 ºC. É um gás inflamável, incolor e inodoro, mais leve do que o ar, arde com uma chama azulada e explode quando misturado com o ar ou oxigénio. Forma-se na decomposição de matérias orgânicas vegetais por fermentação da celulose e é um dos componentes do gás que se liberta dos pântanos (gás dos pântanos). Encontra-se também nos cortes e fendas das minas de carvão, onde forma com o ar uma mistura explosiva (grisu). É o mais importante componente do gás natural, do gás de cidade, do gás de coque, dos gases que se libertam na síntese de gasolinas nas refinarias de petróleo e dos lodos pútridos das estações de águas residuais.
Uma vez purificado, o metano utiliza-se como combustível (em muitos países o gás natural dos campos petrolíferos, rico em metano, é conduzido através de tubagens para as cidades), como gás de soldadura e na indústria química.
O metano pode ser convertido em metanol por oxidação catalítica.
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-19 18:11:06]. Disponível na Internet: