Artigos de apoio

mucosa

Mucosas ou membanas mucosas são membranas epiteliais que revestem as cavidades internas do corpo que estão abertas para o exterior, tais como as dos tratos digestivo, respiratório e urogenital. Em todos os casos se mantêm húmidas, pois são banhadas por secreções ou, no caso da mucosa urinária, por urina. O termo mucosa refere a localização da membrana epitelial e não a composição celular, pois esta é variável.
Contudo, a maioria das mucosas são constituídas por tecido epitelial pavimentoso ou epitélio colunar simples. As mucosas estão muitas vezes adaptadas à absorção e à secreção. A maior parte das mucosas segregam muco, mas essa não é uma atividade específica da mucosa. As mucosas dos tratos digestivo e respiratório segregam grandes quantidades de muco protetor e lubrificante, o que não acontece no trato urinário.
Todas as mucosas são constituídas por uma camada epitelial que tem por base a lâmina própria, que é uma camada de tecido conjuntivo laxo situado na base da membrana basal. A lâmina própria é a terceira camada, a mais inferior, da mucosa.

1

2

3

4

5