Artigos de apoio

normas sociais

As normas sociais são prescrições de comportamento. O conceito de norma social corresponde às expectativas sociais acerca do que é um comportamento adequado ou correto. A interação entre os indivíduos não obedece ao acaso; é nas normas sociais que se encontra a base necessária à interação e à ação social humana geral. Todos os grupos humanos seguem normas definidas, que são sempre reforçadas por sanções de vária ordem, de sentido positivo ou negativo, indo desde a recompensa até à desaprovação informal e à punição formal.
O conceito de norma social tem sido vastamente utilizado na Sociologia, que assume que o que dá coerência e significado aos comportamentos humanos é a sua referência a um sistema de normas coletivas. Esse significado surge tanto aos olhos do próprio indivíduo como dos outros com quem ele age e do coletivo em geral. Obviamente, a pluralidade de modelos culturais existente no mundo limita a coerência e a significância dos comportamentos aos contextos para os quais elas são válidas. O conceito de norma social é um conceito central nas correntes sociológicas que dão relevo às questões da ordem social.
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-18 23:48:24]. Disponível na Internet: