Artigos de apoio

O Fiel Jardineiro

Filme dramático britânico realizado em 2005 por Fernando Meirelles, The Constant Gardener foi interpretado por Ralph Fiennes, Rachel Weisz, Danny Huston, Bill Nighy e Pete Postlethwaite, entre outros. O argumento foi escrito por Jeffrey Caine, adaptando o romance homónimo de John Le Carré.
Justin Quayle (Ralph Fiennes) é um discreto diplomata britânico a quem é dada uma nova missão no Quénia. Entretanto, conhece Tessa (Rachel Weisz), uma ativista dos direitos humanos fortemente empenhada nas questões da pobreza e da justiça social. Os dois apaixonam-se e acabam por casar. Depois de instalados em Nairobi, Justin aconselha a mulher a não se envolver muito profundamente com os quenianos, mas Tessa não obedece às instruções do marido. Pelo contrário, envolve-se de maneira cada vez mais forte nos ideais da sua luta. Um dia, Tessa desaparece e acaba por ser encontrada morta. A polícia acredita que ela foi assassinada por um médico com quem se costumava encontrar, o que remete para a possibilidade de infidelidade, já que os motivos avançados são os passionais. Apesar destas evidências, Justin acha que existe uma trama bem mais complexa por trás da morte da mulher e inicia uma exaustiva investigação que acaba por penetrar em meandros perigosos e colocar em causa a sua imagem de homem que não incomoda os ricos e poderosos. Ao mesmo tempo que reconstitui os passos de Tessa, Justin vai ficando a conhecer melhor o carácter da mulher e fica a saber que ela andava a investigar as práticas desumanas de algumas empresas farmacêuticas. Estas, com a cumplicidade das autoridades britânicas, usavam quenianos como cobaias para testarem uma nova vacina contra a tuberculose. Pelo caminho, Justin vai conhecendo a dolorosa realidade oculta daquele país juntamente com o espectador.
O filme mistura o romance, o drama social e o thriller, apresentando um estilo narrativo fragmentado que recorre com abundância a elipses e flashbacks. Visualmente, há uma abordagem quase documental aos espaços, sublinhada pela fotografia saturada e o recurso à câmara ao ombro. Este lado da realidade "suja" associa-se aos temas sociopolíticos da corrupção e da desumanidade. Mas há uma outra história: a do comovente amor entre os dois protagonistas.
Venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz Secundária (Rachel Weisz), obteve 10 nomeações para os BAFTA e quatro nomeações para os Óscares (Melhor Atriz Secundária, Argumento Adaptado, Banda Sonora e Montagem), dos quais, porém, apenas ganhou o de Melhor Atriz Secundária (Rachel Weisz).

1

2

3

4

5