Artigos de apoio

Os Povos Indo-Europeus

Dá-se o nome de povos indo-europeus a um conjunto vasto de grupos humanos que falam um dos numerosos idiomas relacionados com o sânscrito, tais como: o indo-ariano, o iraniano, o arménio, o helénico, o italo-celta, o germânico e o eslavo. Todas as questões relativas à origem destes povos indo-europeus permanecem em aberto e dificilmente esse problema virá a ser resolvido.
Como se pode perceber pelos grupos linguísticos apontados, estes povos influenciaram a constituição dos grupos humanos numa vastíssima região desde o subcontinente indiano (onde estarão na origem, entre outros, dos Brâmanes) até aos confins da Europa, Ásia Menor e Médio Oriente.
Durante vários séculos, coincidentes com aquilo a que os investigadores chamam o período das civilizações pré-clássicas, estes grupos empreenderam uma forte vaga migratória, acompanhada por uma intensa atividade guerreira, instalando-se por todas as regiões já referidas em termos linguísticos. Na Grécia, por exemplo, estão na base da formação de grupos como os Aqueus, Eólios e Jónios; na Mesopotâmia, influenciarão a constituição de grupos como os Sumérios e os Babilónios e na Europa ocidental serão os principais elementos na constituição dos núcleos celtas.

1

2

3

4

5