Artigos de apoio

Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas

Fundado em 1988 pela Organização Mundial de Meteorologia e pelo Programa Ambiental das Nações Unidas, em reconhecimento da necessidade de que sejam tomadas medidas de consciencialização mundial sobre o problema da potencial mudança climática profunda do planeta.
É suportado por donativos de governos e instituições interessadas e tem como objetivo avaliar e informar de forma imparcial e científica o impacto ambiental que tal mudança vai provocando e os respetivos riscos para a humanidade, assim como estudar e informar sobre meios técnicos e socio-económicos que possam estar a ser desenvolvidos para combater o problema. Não participa ativamente em pesquisas científicas concretas, mas lança periodicamente relatórios baseados em estudos científicos elaborados em todo o mundo por três grupos de cientistas escolhidos para o efeito. Os relatórios servem de alerta e aconselhamento para que sejam tomadas as medidas necessárias, principalmente nas zonas mais afetadas.
Com sede em Genebra, nas instalações da Organização Mundial de Meteorologia, são feitas reuniões anuais para estabelecer objetivos de trabalho a atingir pelos diferentes grupos e para aprovação dos relatórios.
A 12 de outubro de 2007, foi galardoado, juntamente com Al Gore, com o Prémio Nobel da Paz, pelos esforços empreendidos na luta pela preservação do meio ambiente e contra o aquecimento global.
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-22 16:59:18]. Disponível na Internet: