Artigos de apoio

Peregrinação de Meca

Fazer uma peregrinação à cidade sagrada de Meca, pelo menos uma vez na vida, é considerada uma obrigação de todo o muçulmano, que depois recebe o título de hadj, ou santo. A hadjdj, peregrinação ou romagem a um lugar santo, ilustra a umma, a comunidade muçulmana onde se faz a abolição das distinções sociais, étnicas ou raciais, simbolizada pela mesma veste usada por todos, uma túnica de tecido branco não cosido.
Cidade da Arábia Saudita, Meca está situada junto ao Mar Vermelho e a sua característica de sagrada advém do facto de ter sido o local de nascimento e da morte de Maomé, profeta do Islão. Por este motivo, cada um entre as centenas de milhar de muçulmanos que se encontram em qualquer parte do Mundo reza cinco vezes ao dia voltado na direção de Meca. Dentro da cidade, o local onde todos os peregrinos se dirigem é a Kaaba, o maior santuário do mundo islâmico, situado na Grande Mesquita de Meca. A Kaaba é um edifício sagrado de forma cúbica - em árabe, kaaba significa dado de jogar -, sempre coberto com um manto negro. O peregrino tem de dar sete voltas completas em torno da Kaaba, sempre a orar, antes de entrar no recinto por uma única porta a dois metros do solo, descendo por uma escada móvel de madeira. No ângulo leste de Kaaba está a famosa Pedra Negra, engastada num bloco de prata que mantém unidos os seus fragmentos estilhaçados. Esta Pedra Negra, pedaço de lava solidificado que teria sido entregue pelo anjo Gabriel a Abraão e a seu filho, é beijada pelos peregrinos de forma devota.
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-22 04:11:43]. Disponível na Internet: