Artigos de apoio

princípio de Le Chatelier

O princípio de Le Chatelier foi proposto pela primeira vez em 1888 pelo físico e químico francês Henri Louis Le Chatelier, que nasceu em Paris, a 8 de outubro de 1850, e que faleceu em Isère, a 17 de setembro de 1936.
O princípio de Le Chatelier é uma consequência da lei da conservação da energia e pode ser descrito da seguinte forma: quando um sistema em equilíbrio é sujeito a uma perturbação (alteração da temperatura, da concentração ou da pressão, entre outros), o equilíbrio desloca-se no sentido que contraria essa alteração, até se estabelecer um novo estado de equilíbrio.
Com base neste princípio, é fácil prever qual o sentido em que se desloca qualquer equilíbrio, quando o sistema é sujeito a uma perturbação.
São diversos os fatores que podem provocar perturbação no equilíbrio, com evolução num ou noutro sentido.
Verifica-se que a temperatura só tem efeito na posição de equilíbrio das reações endotérmicas ou exotérmicas. A elevação da temperatura desfavorece as reações exotérmicas e favorece as endotérmicas.
As alterações de pressão (ou volume) afetam a posição de equilíbrio dos sistemas gasosos, se a reação se der com variação de volume.
Se se aumentar a pressão de um sistema em que existem componentes gasosos em equilíbrio, este desloca-se no sentido em que há formação de menor número de moles gasosas.
Um aumento de pressão é equivalente a uma diminuição de volume.
Se se aumentar a concentração de um reagente de um sistema em equilíbrio, este evolui no sentido em que contraria esse aumento, isto é, no sentido em que se consome esse reagente, ou seja, no sentido direto.

Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-21 00:24:41]. Disponível na Internet: